Olá, Boa tarde pessoas!
Os assuntos para a nossa avaliação nessa III Unidade são: Interpretação de texto; Concordância Nominal e Verbal; Crase; Sinais de pontuação; Orações Subordinadas Substantivas.
Desde já, desejo que todos façam um bom esquema de estudos! Lembrem-se que para estudar precisamos de alguns pontos:
Viram? Segue os conteúdos abaixo e alguns vídeos para auxílio nos estudos! Beijocas!
Interpretação de texto (vídeo)
Concordância Nominal e Verbal (vídeo e assunto)
I
De acordo com Mattoso Câmara “dá-se em gramática o nome de concordância à circunstância de um adjetivo variar em gênero e número de acordo com o substantivo a que se refere (concordância nominal) e à de um verbo variar em número e pessoa de acordo com o seu sujeito (concordância verbal). Há, não obstante, casos especiais que se prestam a dúvidas”. Então, observamos e podemos definir da seguinte forma: concordância vem do verbo concordar, ou seja, é um acordo estabelecido entre termos. O caso da concordância verbal diz respeito ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro deve concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª, 3ª) com o segundo. Já a concordância nominal diz respeito ao substantivo e seus termos referentes: adjetivo, numeral, pronome, artigo. Essa concordância é feita em gênero (masculino ou feminino) e pessoa. Como vimos acima, na definição de Mattoso Câmara, existem regras gerais e alguns casos especiais que devem ser estudados particularmente, pois geram dúvidas quanto ao uso. Há muitos casos que a norma não é definida e há resoluções diferentes por parte dos autores, escritores ou estudantes da concordância. (Brasil Escola) II
A nossa língua materna é o português, ou seja, crescemos e vivemos no Brasil se comunicando através dessa língua. Mas isso não significa dizer que compreendemos o português em sua totalidade, pois apesar de ser a língua materna, ela possui uma gramática das mais difíceis de ser totalmente entendida. Entretanto, apesar de tal complexidade é preciso tentarmos ao máximo aperfeiçoarmos nossos conhecimentos em relação a esta língua, pois, como já deve ser de conhecimento de todos, ela tem peso impactante nas nossas vidas, seja em nossa simples comunicação ou em vestibulares e concursos.
Como dito anteriormente, nossa gramática, que é uma ferramenta para o estudo da língua inglesa, é recheada de características e regras bastante peculiares, muitas vezes desconhecidas ou que geram muitas dúvidas. A exemplo de algumas dessas características que geram certas dúvidas são as: concordância verbal e nominal.
Concordância verbal
Neste caso, existe uma concordância em número e pessoa com o seu sujeito.Exemplos
A falta de exercícios físicos ou a má alimentação são prejudiciais à saúde. Classes gramaticais ou classes de palavras integra os estudos morfológicos. O aluno ou os alunos responsáveis pelo ato serão punidos. Lutar e desistir são dissociáveis. Acredita-se em dias melhores. Soaram dez horas no relógio da matriz.
Concordância nominal
Já neste caso, a concordância nominal, diferentemente da versal, se baseia na relação entre um substantivo (numeral, pronome, ou substantivo) e as palavras que a ele se ligam para caracterizá-lo (artigos, adjetivos, pronomes adjetivos, numerais adjetivos e particípios).Exemplos
Encontramos caídas as roupas e os prendedores. A indústria oferece localização e atendimento perfeito. Juliana as viu ontem muito felizes. Os jovens tinham algo de misterioso. Admiro a cultura espanhola e a portuguesa. Encontrei os divertidos primos e primas na festa.(LinkAtual)
Crase (assunto, link e vídeo)
A crase é a junção do artigo com preposição
Temos vários tipos de contração ou combinação na Língua Portuguesa. A contração se dá na junção de uma preposição com outra palavra. Na combinação, as palavras não perdem nenhuma letra quando feita a união. Observe: • Aonde (preposição a + advérbio onde) • Ao (preposição a + artigo o) Na contração, as palavras perdem alguma letra no momento da junção. Veja: • da ( preposição de + artigo a) • na (preposição em + artigo a) Agora, há um caso de contração que gera muitas dúvidas quanto ao uso nas orações: a crase. Crase é a junção da preposição “a” com o artigo definido “a(s)”, ou ainda da preposição “a” com as iniciais dos pronomes demonstrativos aquela(s), aquele(s), aquilo ou com o pronome relativo a qual (as quais). Graficamente, a fusão das vogais “a” é representada por um acento grave, assinalado no sentido contrário ao acento agudo: à. Como saber se devo empregar a crase? Uma dica é substituir a crase por “ao”, caso essa preposição seja aceita sem prejuízo de sentido, então com certeza há crase. Veja alguns exemplos: Fui à farmácia, substituindo o “à” por “ao” ficaria Fui ao supermercado. Logo, o uso da crase está correto. Outro exemplo: Assisti à peça que está em cartaz, substituindo o “à” por “ao” ficaria Assisti ao jogo de vôlei da seleção brasileira. É importante lembrar dos casos em que a crase é empregada, obrigatoriamente: nas expressões que indicam horas ou nas locuções à medida que, às vezes, à noite, dentre outras, e ainda na expressão “à moda”. Veja: Exemplos: Sairei às duas horas da tarde. À medida que o tempo passa, fico mais feliz por você estar no Brasil. Quero uma pizza à moda italiana. Importante: A crase não ocorre: antes de palavras masculinas; antes de verbos, de pronomes pessoais, de nomes de cidade que não utilizam o artigo feminino, da palavra casa quando tem significado do próprio lar, da palavra terra quando tem sentido de solo e de expressões com palavras repetidas (dia a dia). Por Sabrina Vilarinho Graduada em Letras Para saber mais segue o link: http://www.estadao.com.br/manualredacao/crase.shtm
Sinais de Pontuação (link e vídeo)
Para saber mais, confira o link: http://www.soportugues.com.br/secoes/fono/fono30.php
Orações Subordinadas Substantivas (link e vídeo)
Este link para estudo é muito bom! Acesse: http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint31.php
Bons estudos!
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